sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Unid IV Ativ 3

Conceito_de_curriculo_e_o_processo_de_integracao_sonia
Turma: Professor TA
Diretoria Regional de Ensino – PA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz


Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo


Currículo não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. “São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas”.
“Currículo trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado e selecionado em estruturas previamente concebidas, como o conhecimento que o aluno traz do seu contexto de vida”.
Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, com destaque para a facilidade no acesso de informações, que ampliam o universo do currículo. O professor quando tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza, as TICs constituem-se ferramentas com grande potencial para as mudanças na sala de aula, no ensino e na gestão, redimensionando o papel do escola e do professor.
A integração das tecnologias podem trazer contribuição ao currículo a medida que o professor conheça as tecnologias, (não é preciso grande competência na área de informática), mas que tenha clareza do uso dos objetivos, de sua área de atuação para a utilização das tecnologias com seus alunos na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário