quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Unid IV Ativ 1

Unid_IV_Ativ_1_Pensando_sobre_possiveis_mudancas_sonia
Turma: Professor TA
Diretoria Regional de Ensino – PA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz



Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Na entrevista de Pedro Demo, ele aborda um ponto muito interessante que ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. O professor gosta de dar aulas, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva, aprenda. Pedro Demo coloca que a Pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimorar sempre.
Aborda também sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídios de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola( ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo tendo medo de ousar, medo do novo.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educandos. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC;
Pedro Demo – Os desafios da linguagem no século XXI.
Cursita: Sonia Maria Moura Pires Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário